SOBRE A FUNDAÇÃO OTILIA CORREIA SARAIVA

Em 06 de maio de 1993 a direção do Hospital Maternidade Santo Antonio deu mais um importante passo para levar assistência médica de qualidade aos moradores do município e dos demais circunvizinhos. A formação e criação da Fundação Otilia Correia Saraiva, localizado na cidade de Barbalha estado do Ceará, Com a missão de levar saúde à população mais carente, formada por profissionais de medicina de sucesso, cura e atendimento humanizado permanente e de qualidade.

Realizado o Primeiro Procedimento endoscópico para tratamento em Hérnia discal da Região Sul do Ceará

A Região Metropolitana do Cariri dispõe agora de uma técnica avançada em cirurgia minimamente invasiva  em coluna vertebral. Realizado o Primeiro procedimento endoscópico para tratamento em Hérnia discal da Região. Comandada pelo Neurocirurgião Dr. James Rocha, a equipe cirúrgica conseguiu, com sucesso, tratar de uma forma menos agressiva um paciente jovem, de 22 anos, que sofria com hérnia discal há meses. A cirurgia ocorreu no Hospital Santo Antônio, de Barbalha-CE, sem intercorrências.

“A discectomia endoscópica envolve o uso de endoscópio especialmente concebido colocado através de uma pequena incisão, de +/-  1 cm na coluna. O Endoscópico é um pequeno tubo de 6 ou 7 mm, dotado de uma lente de alta resolução e de uma câmera. Através do endoscópico, o cirurgião pode visualizar com alta resolução o interior da coluna vertebral, enquanto opera através de uma pequena abertura no endoscópio, utilizando instrumentos de precisão. O resultado disso é na menor agressão as estruturas normais da coluna, um menor tempo de internamento hospitalar e o retorno as suas atividades de trabalho de forma precoce”.

Explica o Neurocirurgião Dr. James Rocha.

O procedimento foi realizado pelo Sistema Único de Saúde – SUS.

Maiores informações no Hospital Santo Antonio (88) 3532-3200 / 3532-7700

(Por: José Crisóstomo)

 

 

 

Realizado o Primeiro procedimento de Ultrassonografia Coronariana (USIC) da Região Centro Sul do Estado do Ceará:

Procedimento realizado pela equipe cardiológica do Hospital do Coração do Cariri

DSC_0500

HCC REALIZA MAIS UM EXAME INÉDITO PARA O INTERIOR DO ESTADO

Nesta quarta feira(25) o Hospital do Coração do Cariri – HCC deu um novo passo para a manutenção da suas já consolidadas marcas de pioneirismo e inovação, ao realizar, de forma exitosa, as primeiras ultrassonografias intra coronarianas, do inteiror do Ceará.

Esses exames inéditos foram realizados em dois pacientes diagnosticados com insuficiências coronarianas, cujo níveis de lesões não puderam ser esclarecidos por meio dos exames tradicionais, como: o ecocardiograma ou o cateterismo cardíaco.

O novo aparelho possibilita mais esse exame complementar, similar ao cateterismo – por ser invasivo, mas que permite maior precisão no diagnóstico e fornece uma melhor conduta para tratamentos. E pode ser indicado para pacientes com artérias muito complexas, lesões ostiais e disfunção renal.

Para o Dr. Davi Matos, membro da equipe de hemodinamicistas do HCC, esse novo aparelho possibilita um salto no que se refere à assistência dos pacientes cardiopatas, colocando o próprio hospital como referência até em nível de nordeste. “Só quem ganha é o Cariri, com essas conquistas que o Hospital do Coração proporciona aos seus pacientes”, comemora. A equipe de hemodinamicistas do HCC também é composta pelos cardiologistas, Dr. Edinaldo Landim e Dr. Francisco Feijó.

logo_barra_hsabarra_vertical